Você está testando seus pacientes para todos os biomarcadores clinicamente recomendados?
Ao tratar pacientes com CPNPC, o primeiro passo para obter as informações que você precisa para fazer um diagnóstico correto e completo é o teste abrangente de biomarcadores com amplos painéis moleculares para todos os biomarcadores clinicamente recomendados.
Os dados demonstram que os pacientes que recebem cuidados orientados por biomarcadores apresentam melhores resultados.1 Para a maioria dos pacientes, exceto aqueles com uma carga significativa de sintomas, é essencial aguardar os resultados completos dos testes de sequenciamento de próxima geração e imuno-histoquímica (IHQ) para receber o benefício.
Por serem abrangentes, os testes de biomarcadores devem testar todos os biomarcadores acionáveis que são recomendados para o tipo e estágio de CPNPC de um paciente, com base nas diretrizes clínicas mais atuais.
O teste de biomarcadores é essencial para discutir quais decisões de tratamento podem ser corretas para cada paciente e igualmente importante para evitar um tratamento ou sequência de terapias abaixo do ideal, como a imunoterapia em pacientes cujos cânceres apresentam uma mutação.2
Com o número de terapias baseadas em biomarcadores para CPNPC aprovadas pela Food and Drug Administration dos EUA em rápida expansão, manter-se atualizado com as diretrizes clínicas mais recentes é a melhor maneira de garantir que você esteja conectando os pacientes ao tratamento mais adequado para seu tipo específico de câncer.3
Discutindo testes com seus pacientes
Testes abrangentes de biomarcadores com amplos painéis moleculares devem ser realizados a qualquer momento antes que novas decisões de tratamento sejam tomadas para um paciente, inclusive no diagnóstico, recorrência ou progressão. Mas, antes que os testes sejam concluídos e os resultados sejam compartilhados, é essencial que seus pacientes entendam por que os testes de biomarcadores são importantes e como seus resultados serão usados para direcionar o tratamento.
O tratamento do câncer é um tema complexo, especialmente para novos pacientes que vivenciam o choque inicial do diagnóstico. No entanto, dedicar algum tempo para explicar o que é o teste de biomarcadores e como seus resultados serão usados ajudará os pacientes a entenderem como isso afeta seu plano de tratamento.6
Você pode ajudar a garantir que cada paciente seja submetido a testes abrangentes de biomarcadores para orientar o tratamento ideal, praticando as seguintes dicas:
Sobre a No One Missed
No One Missed é uma campanha liderada pela comunidade, conduzida pela Fundação LUNGevity com o apoio de organizações de defesa dos pacientes, como a parceria com o Instituto Oncoguia na tradução para o português, organizações profissionais e empresas farmacêuticas. A missão da campanha é conscientizar o público sobre testes abrangentes de biomarcadores como uma parte crítica de todo diagnóstico de câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) e empoderar os pacientes com CPNPC para discutir testes abrangentes de biomarcadores com sua equipe de saúde.
Imaginamos um futuro que garanta que ninguém fica para trás quando se trata de testes abrangentes de biomarcadores em CPNPC. É fundamental para obter um diagnóstico totalmente informado.
1Pacheco JM, Gao D, Smith D, et al. Natural history and factors associated with overall survival in stage IV ALK rearranged non-small cell lung cancer. Journal of Thoracic Oncology. 2018. https://doi.org/10.1016/j.jtho.2018.12.014
2Schoenfeld AJ, Arbour KC, Rizvi H, et al. Severe immune-related adverse events are common with sequential PD-(L)1 blockade and osimertinib. Annals of Oncology: Official Journal of the European Society for Medical Oncology. 2019;30(5):839-844.
3Lyman GH, Moses HL. Biomarker Tests for Molecularly Targeted Therapies: Laying the Foundation and Fulfilling the Dream. J Clin Oncol. 2016 Jun 10;34(17):2061-6. doi: 10.1200/JCO.2016.67.3160. Epub 2016 Apr 11. PMID: 27069080.